A associação entre Geofísica e Geologia garante resultados eficientes para a Mineração
- Brasiliano Soluções em Geologia
- 15 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de mai. de 2024
Para compreendermos as relações que se estabelecem entre e a Mineração e as geociências, veremos sobre importância da utilização de métodos geológicos e geofísicos na obtenção de melhores resultados para o setor minerário.

A Geologia é a ciência que estabelece as bases para a exploração mineral. Os geólogos, como cientistas da Terra, estudam a composição, estrutura e história do planeta. Através da observação de formações rochosas, análise de amostras e interpretação de dados geológicos, os geólogos interpretam o subsolo, identificando áreas com potencial para exploração mineral.
Se tratando da Geofísica, ela fornece uma visão mais aprofundada e detalhada do subsolo. Esta ciência emprega métodos não invasivos para estudar as propriedades físicas da Terra, como densidade, magnetismo e condutividade elétrica. E como nos aponta Souza (2006) os os métodos geofísicos permitem a visualização contínua do subsolo sem que haja interferências no meio.
O mesmo autor relata sobre a importância da escolha do método geofísico a ser empregado, sendo fundamentais análises prévias para a averiguação da aplicabilidade de um método, em outras palavras é necessário a existência de contrastes em propriedades físicas dos materiais, para que sejam detectadas anomalias no meio.
Assim, através de técnicas como a sísmica, eletromagnetismo e gravimetria, os geofísicos conseguem mapear estruturas ocultas, identificar mudanças na composição do subsolo e até mesmo prever a presença de minerais valiosos. Essas informações são essenciais para orientar de maneira sustentável e eficiente estes empreendimentos.
A partir da integração de dados geológicos e geofísicos, a interpretação de informações cria um panorama abrangente do subsolo. Essa colaboração multidisciplinar permite uma compreensão mais completa, tornando a tomada de decisões mais informada, que por fim, acabam reduzindo os riscos e maximizando os retornos.
Em última análise, a relação simbiótica entre geofísica e geologia não apenas impulsiona a indústria da mineração, mas também desvenda os mistérios da Terra, permitindo-nos compreender melhor nosso planeta e os processos que o moldaram ao longo dos tempos.
Sugestão de leitura
SOUZA, L. A. P. Revisão crítica da aplicabilidade dos métodos geofísicos na investigação de áreas submersas rasas. 2006. 311 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
Comments